Histórico

O curso de Engenharia de Alimentos foi reconhecido em 16 de Dezembro de 1980, de acordo com parecer 1181/80 do MEC. A estrutura curricular está se adequando às diretrizes curriculares de ensino de engenharia estabelecidas recentemente pelo MEC. Professores de outras unidades departamentais da instituição estão lecionando diversas disciplinas do ciclo básico e profissionalizante, atuando de maneira integrada com as linhas de pesquisa do DTA.

O Engenheiro de Alimentos é, atualmente, um dos profissionais mais valorizados no mercado de trabalho, exercendo suas atividades na indústrias alimentícias, empresas de consultoria e projetos e nas instituições de pesquisa e ensino. O profissional é preparado para atuar nas áreas de fabricação, armazenamento, transporte e comercialização dos produtos alimentícios, cuidando do processamento de matérias-primas básicas como leite, carnes, cereais, frutas e hortaliças, pescados, óleos e gorduras, açúcares, dentre outras.

O curso poderá ser concluído no período de cinco a nove anos, oferecendo ao estudante condições de aprimoramento de seus estudos. Existem na UFV setores para estudo e produção como a Fábrica de Conservas Vegetais, a Padaria, a Fábrica de Laticínios, o Laboratório de Carnes e Pescados e os Laboratórios de Amidos, Análise Sensorial, Computação, Embalagens e Análises Físicas, Químicas e Microbiológicas de Alimentos.

Colocado entre os melhores do país, o curso proporcionará ao estudante conhecimentos que lhe permitirão atuar nas áreas de industrialização de alimentos, planejamento e projetos agroindustriais, análise e controle de qualidade, tecnologia de alimentos e engenharia e bioquímica de alimentos, além de pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Os estágios possuem uma carga horária obrigatória, podendo ser feitos nas instalações do Departamento de Tecnologia de Alimentos e em diversas indústrias do país, o que facilita a futura colocação no mercado de trabalho.

O profissional formado na UFV poderá continuar seus estudos nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em níveis de mestrado e doutorado, e de Engenharia Agrícola, em nível de mestrado, na própria UFV.

Reconhecimento:

– Renovação: Portaria do MEC N.º 111 de 04/02/2021 (nº de ordem 505)

– Renovação: Portaria do MEC N.º 286 de 21/12/2012

– Renovação: Portaria do MEC N.º 1.523 de 22/09/2010

– Reconhecimento: Portaria do MEC N.º 618 de 16/12/1980

– Ano de início: 1975

Autorização: CEPE-UFV, Ata N.º 61 de 25/11/1974

 

Avaliações do curso:

O curso de Engenharia de Alimentos da UFV-campus Viçosa recebeu na última avaliação realizada por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), em 2019, o conceito 5. O resultado pode ser obtido aqui. Nesta edição do ENADE foram avaliados um total de 83 cursos de Engenharia de Alimentos e destes apenas 7 obtiveram conceito máximo. O relatório do curso de engenharia de alimentos da UFV-campus Viçosa pode ser obtido no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) https://enade.inep.gov.br.

Segundo ranking do Estadão intitulado Guia da Faculdade o curso de Engenharia de Alimentos da UFV-campus Viçosa obteve 4 estrelas no ano de 2022, já na avaliação anual publicada pela Editora Abril em 2012, o curso de Engenharia de Alimentos da UFV recebeu a pontuação de 5 estrelas.

Fonte: Estadão


Endereço
Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Tecnologia de Alimentos
Secretaria de Graduação
Campus Universitário, Viçosa – MG, Brasil, CEP: 36570-000.
Tel.: (31) 3899-1798 - Fax: (31) 3899-2208

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados